Quem sou eu

Minha foto
Nasci em Floripa, vivo em Miami e sou apaixonada pela África. Adoro viajar e explorar novas culturas. Tenho especial interesse pelas diferenças. Este é o meu caderno de 'viagens' aberto ao publico. Seja bem-vindo (a)!

9.6.07

Falta inteligência no trânsito

Cada vez mais me convenço de que o trânsito exige, acima de tudo e muito além dos conhecimentos práticos, equilíbrio emocional de pedestres e motoristas. Tenho constatado faticamente, nos meus percursos diários, que o desrespeito no trânsito está progressivamente maior.
Chove motoristas despreparados, que além de desconhecerem o Código de Trânsito e as prerrogativas de direção defensiva, ainda se acham no direito de desacatar quem as aplica. Seguidas vezes me deparo com situações em que um motorista age em desacordo com as regras e, quando alertado, xinga e faz aquele tradicional gesto, que somente atesta falta de educação, de respeito e de inteligência, e nada resolve o conflito. Infelizmente o trânsito acaba sendo válvula de escape para muitos condutores apressados, que nele descarregam suas frustrações cotidianas e carregam a sua bagagem de estresse, esquecendo-se de levar justamente o mais importante: as normas de trânsito e de boa educação.
Quando afirmam que o carro é o veículo que mais mata, é bom lembrar que o carro, sozinho, nada faz. Quem mata é o homem, que inúmeras vezes o conduz de forma irregular e irresponsável.
Motoristas e pedestres, sejamos inteligentes! Antes de xingar alguém (buzinar, mostrar o dedo ou gritar pela fresta do vidro), vejamos, inicialmente, quem está errado. Conheçamos o Código de Trânsito. Demonstremos um mínimo de equilíbrio psicológico ao lidarmos com a perigosa dualidade, velocidade x vida. Enquanto algumas pessoas insistem em ignorar as mais básicas regras da convivência em sociedade, continua sendo necessário repetir o óbvio.

Nenhum comentário: